Identidade Visual: a base para uma marca apaixonante



Muito além de diferenciar sua marca no mercado, tornando-a apaixonante e única no meio de tantas outras, a Identidade Visual é uma das bases para criar um universo de valor agregado e percebido para seu público - e tudo começa com um conjunto de elementos gráficos que representam visualmente uma empresa. Ela é essencial para criar uma estratégia de sucesso, tornando tudo mais prático, efetivo e encantador. Pareceu complexo não é? Calma que vamos descomplicar.


Pense em você mesmx. Será que existe alguma característica que te diferencia da multidão? Um acessório, cor de cabelo, um estilo de roupa, de maquiagem, barba, uma palavra ou expressão que você usa muito, sotaque, característica física, um perfume que todo mundo elogia? Pode ser um pequeno detalhe, mas marcante, que vai te diferenciar entre tantas outras pessoas que fazem o que você faz, moram na mesma cidade, frequentam os mesmos lugares ou até tem o mesmo nome. Com uma marca acontece a mesma coisa, podendo inclusive ser lembrada apenas por suas cores ou um tipo de letra.


Para refletir: A mente humana leva apenas 90 segundos para gerar um julgamento inconsciente de valor sobre QUALQUER coisa. 90 segundos que muito provavelmente você não estará lá para falar sobre seu serviço ou produto. Pode ser o curto tempo que alguém acessa uma rede social e decide se fica ou não nela, se entra em contato ou não e mais... se quer realmente consumir aquilo e pagar o quanto vale, se vai consumir porque só está atrás de preço e achou que deve ser baratinho, se não vai nem entrar em contato/consumir porque está fora da sua realidade ou mesmo se vai cair fora porque não entendeu nada.


Ou então, pode ser o tempo que essa pessoa vai se encantar e, mesmo que não consuma imediatamente, vai desejar ter seu produto ou serviço na sua vida. Isso acontece quando você pega um cartão de visitas, acessa um site, passa na frente de uma vitrine, vê um stand em um evento e diversas outras situações. Mas sabe por quê?


Porquê existe (ou não) uma Identidade Visual coerente e encantadora, que é feita não apenas para transmitir profissionalismo e ser "bonitinha", mas sim construída com base em seu plano de negócios e objetivos de marketing para traduzir a mensagem central de sua empresa em cores, formas, tipo de letras, aplicações e criar assim um universo que vai guiar toda sua comunicação visual - e quem sabe verbal, sensorial, entre outras, pensando com carinho e estratégia em todos os pontos de contato e experiência do cliente.


Coisas que você precisa saber antes de procurar um profissional para fazer a sua:


- O que sua marca faz? O que ela soluciona na vida do seu cliente?

- Quais são seus verdadeiros diferenciais e que farão alguém consumir de você e não de outro?

- Para quem essa marca existe?

- Quais sentimentos quer despertar no seu público?

- Onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo?

- Por quê você faz o que faz?


O que faz parte da sua Identidade Visual:


- Estudo de conceito bem definido para o design existir

- Paleta de Cores profissional e com significado psicológico

- Logotipo com versões em cores, preto e branco

- Tipografia

- Materiais de papelaria e divulgação (você pode começar pelo básico, mas sua marca de desdobrará com a mesma harmonia em tudo que virar pela frente)

Tudo isso irá criar uma personalidade, imagem profissional, tornando sua marca facilmente reconhecida e lembrada, o que vai fazer seu público e/ou possível cliente enxergar o verdadeiro valor e leva-la para sua vida muito além do momento de consumo.


E lógico, não pare por aí, depois disso sua marca precisa ser aplicada com harmonia em todos os pontos de contato com o cliente (redes sociais, site, embalagens, decoração, etc) e também internamente na sua empresa. Faça com que ela abrace o seu público sem ele nem perceber ;)

Vamos levar sua marca ao próximo nível? 

 

SOLICITE UMA PROPOSTA OU AGENDE SUA CONSULTORIA